PARABÉNS

Agora você é um parceiro da Sobreloja.

Nesta página você encontrará os tutoriais necessários para a correta configuração e dicas de utilização de sua plataforma.

Caso não encontre aqui o que você procura, estamos à disposição para ajudar.

Basta enviar um email para suporte@sobreloja.com.br que responderemos o mais breve possível.

Obrigado e sucesso 😉

APONTAMENTOS DE DNS

Após a confirmação de sua assinatura, acesse o painel do registro.br e altere os apontamentos de dns conforme a imagem abaixo. A propagação do DNS leva até 72 horas para ser completada e somente após essa propagação que podemos terminar a instalação completa da plataforma.

CONFIGURAR O GMAIL

Ter uma conta no Gmail é obrigatório para utilização da Sobreloja. Caso você ainda não tenha, acesse https://accounts.google.com/signup e preencha os dados para criação de sua conta. Recomendamos a sintaxe contato.seudominio@gmail.com, mas você poderá utilizar qualquer sintaxe.


Para configurar o Gmail para enviar os e-mails utilizando seu domínio, veja o exemplo abaixo. Nesse exemplo, estamos usando os dados de servidor da Sobreloja. Para o seu domínio, utilize as informações de servidor, smtp e senhas recebidos no e-mail de ativação de sua loja.

ACESSO E CONFIGURAÇÃO DA PLATAFORMA

Acesse o painel administrativo.

Vá ao menu Configurações

Neste menu você poderá editar os dados de sua empresa, escolher as cores do tema, enviar o logo e favicon (miniatura que fica na aba do navegador), configurar as páginas do topo da plataforma e também as Tags Externas (como Google, Facebook e Chats).

Editando os dados da empresa

Nesta tela você deverá inserir os dados de sua empresa, são dados obrigatórios para a correta utilização de sua plataforma.
Você poderá utilizar o nome fantasia caso não possua uma empresa aberta, bem como utilizar-se do seu CPF no lugar do CNPJ, mas por exigências do código de defesa do consumidor, não poderá ficar sem essas informações.

Nesta tela você também poderá editar os termos de uso e garantia. O modelo disponibilizado é apenas uma referência, você deverá editar com os termos específicos para seu negócio, mas sempre deverá constar o cpf ou cnpj do responsável pela plataforma.

Não se esqueça de clicar em Salvar no fim da página ao terminar as alterações 😉

Os contatos de sua plataforma são configuráveis através do menu Configurações, Dados da Empresa na aba Formas de contato.

A mensagem de horário de atendimento será apresentada no rodapé da vitrine e também na tela de contato.

Os e-mails de notificação de sua plataforma são configuráveis através do menu Configurações, Dados da Empresa na aba E-mails de notificação.

Os meios de pagamento de sua plataforma são configuráveis através do menu Configurações, Dados da Empresa na aba Informações para pagamentos.

A plataforma Sobreloja está preparada para os principais meios de pagamento online. Basta inserir as informações necessárias para a modalidade escolhida para ser sua operadora.

Os dados das contas bancárias que serão utilizadas para recebimentos também são configuráveis através desta tela.

Clicando sobre o banco escolhido será apresentado os campos para preenchimento. Se não for utilizar algum banco, basta deixar os campos vazios. Somente os bancos com dados preenchidos é que serão exibidos para o cliente na tela de envio de comprovantes/pagamento.

Os links de redes sociais para uso em sua plataforma são configuráveis através do menu Configurações, Dados da Empresa na aba Redes Sociais.

Basta inserir as URLs e salvar.

As configurações de exibição de preços, gabaritos e outros ítens para uso em sua plataforma são configuráveis através do menu Configurações, Dados da Empresa na aba Configurações das aplicações.

CORES - PÁGINAS - TAGS - SLIDER - FRETES

Acesse o menu Configurações – Cores Tema

Escolha o tema de cores para sua plataforma ou personalize conforme desejar.

Envie o logo e o favicon (miniatura que fica na aba do navegador).

As páginas (Antes de Comprar, Dicas Especiais e Quem Somos) do cabeçalho de sua vitrine são editáveis através do menu Configurações, Páginas.

Você poderá excluir ou criar novas páginas (accordions).

 

Páginas Informativas – Aba Institucional permite a edição da página Quem Somos do cabeçalho. Edite com a história de sua empresa. Adicione fotos reais, pois isto transmite credibilidade.

 

Páginas Informativas – Aba Antes de Comprar permite a edição das páginas de orientação ao processo de compras.

 

Páginas Informativas – Aba Antes de Comprar – Dicas Especiais permite a edição das páginas de orientação técnica sobre detalhes de produtos e outros assuntos.

Para adicionar uma nova página (accordion) clique no botão:

Insira o nome da página

Sua nova página estará no final da listagem e poderá ser editada como desejar

 

Acesse o menu Configurações – Tags Externas

Nesta página você poderá inserir os ids das Tags de provedores externos, como Google, Facebook, Chats (Tawk.to e Zopim), Meta Tags, Smart Look e também código Javascript de terceiros para aplicações específicas.

Na tela de Slider você deverá definir a largura e altura padrão do slide.

Também deverá definir o tempo de transição dos slides (10.000ms = 10s).

Para alterar a ordem dos slides basta arrastar e soltar.

Você poderá ativar/desativar, adicionar ou excluir slides.

Ao clicar em adicionar, uma nova janela abrirá

Clique em Browse para selecionar a imagem a ser enviada. Lembre-se que a imagem deverá ter as medidas definidas para o slide. Qualquer outra medida não será aceita.

Após escolher a imagem para o envio, você poderá definir o Nome, URL, data de início e fim da exibição.

A URL poderá ser definida para encaminhar o clique no slide para uma categoria de produtos promocional como exemplo.

A definição de data inicial/final é voltada para ações promocionais programadas.

Poderão ser cadastrados quantos slides desejar.

O gerenciamento de fretes na Sobreloja é bem completo.

Existem 6 (seis) fretes pré-configurados:

PAC (Correios – encomenda normal)
SEG (Correios – sedex segurado)
SXC (Correios – sedex convencional)

MOT (Motoboy – você deverá negociar com um prestador de serviço de entrega)
CAR (Carro)
GRA (Grátis)

Além destas opções, poderão ser criados quantos balcões de retirada forem necessários, não existe uma limitação de quantidade.

Os fretes pré-configurados não podem ser removidos, mas podem ser ativados/desativados quando desejados.

Correios

A configuração para as modalidades de Correios seguem os mesmos parâmetros. Os valores e prazos das entregas são calculados automaticamente conforme os dados do pedido e o CEP do cliente. Este cálculo é integrado ao sistema dos Correios. Não é necessária a configuração de tabelas de valores. Quando ocorrer qualquer alteração de tarifas pelos correios, a sua plataforma acompanhará automaticamente essas alterações.

PAC (encomenda normal)
SEG (sedex segurado)
SXC (sedex convencional)
permitem incluir um valor adicional de manuseio da encomenda, bem como definir um prazo adicional além do informado pelo webservice dos correios.

Entregas

Os fretes por Motoboy, Carro e Grátis seguem o mesmo padrão de configuração. Detalharemos a configuração por Motoboy:

São 4 abas de configurações: Prazo, Faixas de CEP (aonde define-se a área de abrangência de entregas), Taxas e Limites Viagem.

Defina o prazo para esta modalidade de entrega.

Defina as faixas de CEP da área de abrangência. Poderão ser incluídas quantas faixas de CEPs forem necessárias. O campo com o botão Verificar CEP é para confirmar se um cep está dentro da área de abrangência da modalidade de entrega.

Limites de viagem define o peso máximo comportado por cada viagem de moto. Por exemplo, o baú poderá comportar no máximo 15kg. Portanto, este será o limite de peso por remessa. Este valor é necessário para o correto cálculo do valor do frete, pois se um pedido tiver 20kg, esta modalidade será calculada como duas remessas automaticamente.

A configuração das taxas é aonde se definem os valores e regras de cobrança.

  • Pode-se configurar um valor fixo.
  • Se é grátis à partir de um valor do pedido (ex. acima de R$200,00).
  • Pode-se cobrar um valor por Kg.
  • Também definir se a remessa será grátis acima de um determinado peso de pedido (Ex. Acima de 50kg).
  • Ou se será cobrado até um determinado peso e acima dele não será cobrado adicional. Ex. até 10Kg é cobrado, mas acima deste peso não é cobrado.

As mesmas regras se aplicam para CAR e GRA.

Balcões de retirada

Clicando em Adicionar na tela de fretes, você poderá configurar um novo endereço de balcão e as regras de cobrança.

  • Deverá ser fornecido um código com 3 dígitos (números ou letras sem acentuação).
  • O título é o nome do balcão.
  • Estado (UF).
  • Se é interior ou capital da UF.
  • O tipo do destino (filial própria ou balcão terceirizado).
  • Endereço.
  • Prazo de entrega.
  • Latitude e Longitude são preenchidos automaticamente quando o Google localiza as coordenadas pelo endereço. Quando isso não ocorrer, deve-se preencher manualmente.
  • Observações do balcão a serem apresentadas ao cliente, por exemplo, referencia de como chegar ao local ou horário de atendimento.
  • Multiplicador é o valor cobrado por Kg.

Estas são as informações básicas para a criação de um novo balcão/filial.

Depois do balcão criado, poderá ser editado para inserir mais opções de regras de cálculo.

Peso mínimo para frete grátis para o balcão.
Valor mínimo do pedido para frete grátis para o balcão.
Valor fixo a ser cobrado além do multiplicador por peso.

E pode-se ativar/desativar o balcão.

Acesse o menu Configurações – Tags Externas

Informe as credenciais do sistema desejado: Zopim ou Taw.to e salve as configurações.

Pronto. A integração do chat está pronta. Agora é só configurar no painel administrativo do Zopim ou Tawk.to.

 

Lembre-se de ativar nos painéis do Zopim ou Tawk.to para utilizar a API Javascript Segura, pois como a plataforma utiliza certificado de segurança, todas as conexões devem ser seguras.

Para colocar sua loja em modo manutenção, aonde seu cliente terá uma mensagem informando que a loja não está disponível para compras basta acessar o menu Configurações

Dados da Empresa -> Aba Configurações das aplicações

Dentro desta aba, terá a opção de ligar/desligar o modo manutenção:

PRODUTOS - MENU

O gerenciamento de produtos é a parte com mais recursos da plataforma Sobreloja.

Organização do menu

O Menu é organizado por categorias e subcategorias, não existindo limites de criação. Como exemplo na imagem abaixo, temos Folhetos como categoria principal, depois o tipo do papel como categoria secundária (Couchê 90g, 115g etc), formato como categoria de terceiro nível (10×15, 20×15 etc) e por último as cores (4×0, 4×2 e 4×4).

O item Produtos em Destaque  não deve ser removido. Nele ficam os produtos que são apresentados na vitrine quando o seu cliente entra na loja.

Para adicionar uma categoria de primeiro nível, basta clicar no ícone + no menu

Uma nova janela abrirá aonde você poderá editar as informações

No campo Nova Categoria Insira o nome da nova categoria ao menu. Deve se evitar nomes muito grandes por conta da limitação de largura do menu.

No campo Slug deve-se inserir o nome que será usado na url de navegação do site. A sintaxe deve ser sempre em minúsculas, sem acentuação e com – no lugar do espaço, por exemplo: novo-item-no-menu

Importante, se o campo do slug for deixado em branco, os mecanismos de SEO não indexarão os produtos dessa categoria e também não será possível passar a url de navegação direta, como exemplo: https://base.sobreloja.com.br/loja/produtos/categoria/novo-item-no-menu

Também deve-se selecionar se o menu será visível no e-commerce e no balcão.

Após adicionar a nova categoria de menu, esta estará disponível como último item do menu.

Para criar um ‘sub-menu’, clique no item do menu que será o principal e depois no ícone + na parte superior do menu.

Observe que na tela para inserção das informações terá destacado a qual menu o novo item será adicionado:

Para editar uma categoria do menu, basta clicar sobre a categoria desejada e clicar sobre o ícone de edição na parte superior do menu.

 

Uma nova janela abrirá permitindo a edição da categoria.

Para excluir uma categoria do menu, clique sobre a categoria desejada e depois clique sobre o ícone x na barra acima do menu

Uma nova janela de confirmação será apresentada

A movimentação de categorias do menu é feito por arrastar e soltar.

Clique e arraste o menu para a posição desejada.

Para ativar ou desativar uma categoria do menu, basta clicar sobre o ícone ao lado do nome

PRODUTOS

Para editar os acabamentos disponíveis para seus produtos, clique em Acabamentos no menu superior na tela de gerenciamento de produtos.

Na nova tela que abrirá estarão listados os acabamentos disponíveis e suas características.

 

ADICIONAR

Slug é o nome técnico programático. A sintaxe é sempre em letras minúsculas, não pode conter acentuação e nem espaços. Ex.: dobras-teste.

Descrição é o nome do acabamento que será apresentado na vitrine junto ao produto.

Prazo é o de produção.

Valor será adicionado ao produto.

 

 

EDITAR

 

ÍCONE

 

EXCLUIR

As etiquetas são utilizadas como um recurso visual para dar destaque aos produtos na vitrine, como exemplos:  especial+ barato e promoção.

O formato do arquivo deve ser 85x75px, PNG com fundo transparente.

 

ADICIONAR ETIQUETA

 

EXCLUIR ETIQUETA

As coberturas são utilizadas para a formação do nome do produto. São um enobrecimento ao produto, como exemplos: Verniz Total Frente, Verniz Total Frente e Verso, Laminação Fosca.

 

ADICIONAR COBERTURA

Lembrando: Slug é o nome técnico programático, a sintaxe é sempre com letras minúsculas, sem acento e com – no lugar de espaço.

 

EXCLUIR COBERTURA

Substratos são os materiais base que receberão a impressão, como exemplos, papéis, plásticos, madeira etc.

Somente os substratos cadastrados estarão disponíveis para a configuração dos produtos.

 

ADICIONAR SUBSTRATO

 

EXCLUIR SUBSTRATO

Todo produto precisa ter um fornecedor associado a ele para que o controle de fluxo de produção funcione corretamente e não ocorram problemas de pedidos ‘perdidos’ no sistema.

 

ADICIONAR FORNECEDOR

EXCLUIR FORNECEDOR

DUPLICAR UM PRODUTO

ATIVAR OU DESATIVAR UM PRODUTO

Existem duas formas de se ativar ou desativar um produto.

Uma através da listagem de categoria de menu, conforme imagem abaixo

E a outra através da edição detalhada do produto

EXCLUIR UM PRODUTO

Atenção! Uma vez confirmada a exclusão, o produto será removido de todas as categorias de menu que ele estiver associado e não tem como reverter a exclusão. Se você quer remover um produto de uma categoria de menu, veja as orientações de como Adicionar ao Menu.

EDITAR DETALHES DE UM PRODUTO

 

IMAGEM DO PRODUTO

Basta clicar sobre a imagem do produto para enviar novo arquivo.

Não se esqueça de salvar as alterações 😉

A plataforma permite o controle de estoque de produtos.

Esta funcionalidade é muito útil para produtos que tem quantidade limitada. Quando não houver mais o produto em estoque, ele não será mais exibido na vitrine da loja virtual.

Um produto poderá ter sua visibilidade controlada.

É possível ativar a disponibilidade para a loja virtual ou para o balcão.

Desta forma é possível controlar se produtos específicos devem ser vendidos on-line, ou para venda presencial em seu balcão, ou nos dois locais simultaneamente.

É possível permitir ou não a aceitação de pagamento por cartão de crédito em um produto específico.

Caso a opção de pagamento por cartão de crédito esteja desligada, o cliente não terá essa opção disponibilizada no processo de compra da loja.

Esta funcionalidade é fundamental para ações promocionais, como por exemplo, para pagamento à vista.

Você poderá cadastrar produtos em que o cliente escolhe as medidas na hora da compra.

A definição dos limites das medidas é feita através da configuração detalhada do produto.

Podem ser definidas as medidas mínimas e máximas de largura e altura do produto. Como exemplo temos banners, aonde a largura máxima da impressora ou do método de acabamento define o tamanho do produto.

O cliente não conseguirá comprar fora dessas medidas através da vitrine da loja virtual.

Importante lembrar que o valor do produto sob medida deverá ser definido por cm2.

A ferramenta de upload (envio) de arquivos é inteligente, calculando automaticamente as medidas da arte a ser enviada pelo cliente conforme as medidas do produto.

Mas também é possível definir manualmente a largura e altura que o sistema de upload irá processar o arquivo enviado.

Por exemplo, um produto de 7x6cm aceita a impressão interna de 5x4cm. A especificação do produto será mantida, mas no upload, só serão aceitos arquivos com 5x4cm.

É possível anexar até 4 gabaritos para um mesmo produto.

Versões horizontal e vertical para CorelDraw© ou Illustrator©.

 

Na configuração da plataforma é possível ligar/desligar a exibição dos gabaritos para download.

Existem diversos campos de especificações do produto.

Iremos descrever a forma de utilização dos elementos que ainda não foram descritos anteriormente.

Nome – O nome do produto que será apresentado na vitrine da loja virtual. Evite nomes muito longos. Adote um padrão, ou TUDO EM CAIXA ALTA, ou Com As Primeira Letras Em Caixa Alta.

Gramatura – Sempre em g/m² – este elemento comporá o nome do produto na exibição na vitrine.

Prazo – Em dias de produção. Neste prazo não se deve adicionar o tempo de frete.

Cor – Existem várias opções que cobrem a grande maioria das necessidades técnicas. Caso você precise de alguma além das listadas, por favor, entre em contato com o suporte@sobreloja.com.br.

Largura e Altura – definem o tamanho do produto que será produzido. Lembre-se, sempre em cm.

Espessura – utilizado para substratos diferenciados. Caso não saiba a espessura do produto, deixe 0.00.

Substrato – aqui se atribui o tipo de substrato que receberá a impressão. Os substratos podem ser criados através do menu superior na tela de gerenciamento de produtos.

Cobertura – aqui se atribui o tipo de cobertura que o produto receberá após a impressão. As coberturas podem ser criadas através do menu superior na tela de gerenciamento de produtos.

Custo – Aqui deve-se colocar o valor de custo do produto. Este campo servirá para relatórios financeiros.

Preço de venda promocional (De:) – Quando o valor neste campo não for 0.00 a vitrine considerará este valor como promocional e apresentará junto ao produto. Importante: o valor De: deverá ser sempre menos que o Por:

Peso (Kg) – Este é o peso final do produto. Sugerimos acrescentar a previsão de embalagem para despacho para melhorar o cálculo do frete.

Quantidade base impressão

Qtd. mínima de compra no carrinho

Acabamentos – Selecione os acabamentos disponíveis para esse produto. O cadastramento de acabamentos é feito pelo menu superior na tela de gerenciamento de produtos.

Etiquetas – Selecione a etiqueta de destaque para este produto.

Fornecedores – Selecione o fornecedor deste produto.

SEO Meta tag: Título e SEO Meta tag: Descrição – Utilizados para SEO – Search Engine Optimization – Indexação para buscadores da internet como o Google.

Descrição – Este campo permite descrever os detalhes de seu produto. Quanto mais detalhes melhor.

FINANCEIRO

O primeiro passo no fluxo interno do pedido é a liberação do financeiro.

A tela de liberação possui diversas funcionalidades e informações úteis.

A parte principal são os campos para lançamentos de valores:

Deve-se lançar o valor do pedido, informar a forma de pagamento, comprovante único e descrição.

Depois de efetuado o lançamento financeiro, deve-se liberar o pedido para produção. Se o pedido não for liberado, ele não irá para a próxima etapa do fluxo interno.

Nesta tela também é possível efetuar a exclusão do lançamento financeiro, exclusão do pedido ou a inserção de comentários internos para acompanhamento da equipe.

A plataforma Sobreloja permite o controle de conta corrente do cliente.

Os valores depositados na conta corrente da loja estarão disponíveis como crédito para utilização na hora da compra.

Em edição.

Em edição.

Em edição.

PRÉ IMPRESSÃO - PRODUÇÃO - EXPEDIÇÃO

A tela de gerenciamento de Pré Impressão – Analise permite a verificação dos arquivos enviados pelo cliente (ou de produção de arte interna) para liberação.

A tela de gerenciamento de produção permite controlar os status de produção dos pedidos e produtos dos fornecedores cadastrados.

As abas apresentarão o filtro de produtos por fornecedor e a primeira aba a concentração de todos os pedidos.

São duas mudanças de status disponíveis:

Em produção -> Em impressão
Em impressão -> Produção finalizada

Os pedidos com produção finalizada mas ainda não expedidos serão listados nesta tela para controle.

A mudança de status de expedição é feita através da tela Expedição.

Localize o pedido que terá o status modificado. Clique sobre o botão ao lado do pedido para executar a mudança.

A mudança de status é sempre para o próximo disponível:

De Produção finalizada para Em transporte.
De Em transporte para Disponível para retirada.
De Disponível para retirada para Expedido e encerrado.

 

COMERCIAL

Gerenciamento Comercial

A tela de Clientes permite a busca por diversas formas

Após a localização do cliente desejado, pode-se ver os detalhes do cadastro

Dentro da tela de detalhes do cadastro, pode-se ver os pedidos abertos e excluídos do cliente

A ferramenta de cadastramento de descontos por cliente permite executar ações comerciais específicas para um cliente.

Existem 3 formas de cadastramento de descontos/acréscimos no cadastro do cliente.

Modelo – Por tipo de modelo conforme o cadastro do produto. Todo produto permite a adição de um modelo. Por exemplo: todos os cartões de um tipo específico podem ter o modelo cadastrado como CARTAO-MODELO1 e, desta forma, aplicar desconto/acréscimo específico para esse modelo.

ID Produto – O desconto/acréscimo é aplicado para apenas um produto. Por exemplo, aplicar desconto para o produto com ID 123456. Nesta modalidade é possível aplicar um desconto/acréscimo também por valor fixo além de porcentagem. Por exemplo, acrescer R$5,00 a um produto específico.

Geral – O desconto/acréscimo é aplicado em todos os produtos.

Importante! – Os descontons/acréscimos são cumulativos. Se aplicado um desconto em Geral e também em Modelo/ID Produto, os descontos serão acumulados.

 

 

Você poderá editar todos os dados de cadastro do cliente através da tela de edição do cadastro:

Através da edição do cadastro de um cliente pode-se cadastrar um representante associado a este cliente.

Na aba relatórios você poderá emitir as vendas por período de cada representante para calcular as comissões a serem pagas.

Não há limite para cadastramento de representantes.

Na tela do Comercial/Pedidos Pendentes é possível monitorar os pedidos que foram finalizados pelos clientes mas ainda não tiveram o pagamento efetuado, não tiveram os arquivos enviados ou estão aguardando correção nos arquivos.

Tutoriais – Versão 2.5 – Última edição em 25/03/2020 – 10h20min